Pesquisa mostra que 85% dos desenvolvedores Windows estão envolvidos com o desenvolvimento de aplicações mobile e 95% reconhecem o valor do uso de uma fonte comum de código tanto para desktop quanto para móbile

São Paulo, 11 de setembro de 2013 – A Embarcadero Technologies, fornecedora líder em soluções premiadas para desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, anuncia hoje a disponibilização do RAD Studio XE5, suíte de desenvolvimento de aplicações multilinguagens, multidispositivos e com uso de múltiplos bancos de dados, agora com suporte a Android e iOS. O RAD Studio XE5 é a única solução no mercado que fornece código executável na CPU verdadeiramente nativo para todas as quatro maiores plataformas de computação: Android, iOS, Windows e OS X, demandando o gerenciamento de apenas uma base de código, uma equipe e um cronograma, sem sacrificar a qualidade, a conectividade ou o desempenho da aplicação.

O RAD Studio XE5 permite que os usuários criem aplicações verdadeiramente nativas para PCs, tablets e smartphones, entregando-as rapidamente às corporações e lojas de aplicações. Aplicações verdadeiramente nativas, que são rodadas diretamente no hardware do dispositivo, sem camadas de scripts ou de interpretação, permitindo que os desenvolvedores criem a melhor experiência possível para os usuários.

Uma pesquisa divulgada hoje pela da Dimensional Research mostra que ainda que 85% dos desenvolvedores Windows estejam envolvidos com o desenvolvimento de aplicações mobile e 85% prefiram aplicações nativas, apenas 17% acreditam ser capazes de criar aplicações mobile nativas para duas ou mais plataformas de modo minimamente razoável.

“Desenhamos o RAD Studio XE5 para ser um divisor de águas, capaz de permitir que os desenvolvedores construam rapidamente aplicações nativas com ótima experiência para o usuário em múltiplas plataformas e com uma única base de código”, disse Michael Swindell, Vice-Presidente Sênior de Produtos da Embarcadero. “O maior desafio enfrentado pelas organizações de desenvolvimento de software atualmente diz respeito a como fornecer seus produtos a uma lista crescente de dispositivos. Com o RAD Studio XE5 os desenvolvedores já podem criar aplicações nativas para Android, iOS, Windows e OS X em uma fração do tempo e do custo associado a qualquer outra solução”.

Dentre os benefícios do RAD Studio XE5, estão:

Suporte verdadeiramente nativo para Android e iOS

Os usuários já podem desenvolver aplicações verdadeiramente nativas para Android e iOS para smartphones e tablets, os maiores mercados mobile do planeta. A plataforma também inclui acesso a sensores e serviços comuns dos dispositivos móveis, assim como o uso de dados corporativos, no dispositivo e nas nuvens.

Uma base de código, uma única equipe

As equipes de desenvolvimento podem criar protótipos e desenvolver aplicações nativas nos padrões das linguagens C++ ou Delphi para múltiplos dispositivos simultaneamente, sem a necessidade de múltiplos projetos e cronogramas, nem de orçamentos separados para distintas equipes de desenvolvimento, ferramentas, linguagens e bibliotecas específicas da plataforma de cada dispositivo.

Plataforma de aplicações multidispositivos

O RAD Studio XE5 possui todos os ingredientes de uma Plataforma de Aplicações Multidispositivos (MDAP). O novo suporte a cliente REST facilita a conexão com qualquer serviço REST, inclusive redes sociais, MBaaS, serviços de pagamento, armazenamento, dentre outros. Trata-se da plataforma para fornecer dados e serviços corporativos para as aplicações, seja a partir das nuvens ou de sua própria estrutura. Os desenvolvedores já podem enfrentar os desafios do BYOD, garantindo que suas aplicações não apenas rodem em múltiplos dispositivos, mas que suportem múltiplos serviços backend, tanto dentro do firewall corporativo quanto nas nuvens.

O que os clientes estão dizendo

“Com o RAD Studio XE5 fomos capazes de levar nossa infraestrutura do iOS para Android em questão de dias, não de meses, e com 90% do código sendo reutilizado”, disse Andrew Tierney, CEO da CastleSoft Pty Ltd. “Diferente dos concorrentes que utilizam ferramentas inferiores de desenvolvimento em HTML/JavaScript, nossas aplicações são nativas e rápidas, com acesso ao API e às funções de todos os sistemas operacionais”.

Disponibilidade

RAD Studio XE5, Delphi XE5 e C++Builder XE5 já estão disponíveis pela Embarcadero do Brasil. Para fazer o download da versão trial gratuita, visite http://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio/downloads.

Sobre o RAD Studio

O Embarcadero RAD Studio XE5 é sinônimo de desenvolvimento de aplicações multidispositivos para desenvolvedores que precisam criar aplicações para PCs, tablets e smartphones, levando-as rapidamente às corporações e lojas de aplicações. O RAD Studio inclui os ambientes de desenvolvimento premiados Delphi, C++Builder e HTML5 Builder. Informações adicionais sobre o RAD Studio podem ser encontradas em: http://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio.

Sobre a Embarcadero Technologies

A Embarcadero Technologies, Inc. é líder em fornecimento de ferramentas premiadas para desenvolvedores de aplicações e profissionais de bancos de dados. Suas ferramentas permitem que os sistemas sejam desenhados de modo apropriado, construídos de modo mais ágil e rodados com mais facilidade, independente da plataforma ou da linguagem de programação utilizada. Noventa empresas Fortune 100 e uma comunidade ativa de mais de três milhões de usuários no mundo inteiro confiam nos produtos da Embarcadero para aumentar a produtividade, reduzir custos, simplificar o gerenciamento de mudanças e questões de compatibilidade e para acelerar a inovação. Fundada em 1993, a Embarcadero tem sua sede em São Francisco, com escritórios espalhados pelo mundo. Visite a Embarcadero através do www.embarcadero.com/br.

Informações para a imprensa:
Contextualiza Comunicação
Yonara Santana
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telefone: (11) 5643-1392
Celular: (11) 98562-8302