• 85% têm urgência estratégica de criar aplicações para dispositivos móveis
  • 95% dos entrevistados consideram altamente desejável uma base de código única para desktop e mobile
  • 85% acreditam que aplicações nativas fornecem a melhor experiência para o usuário mobile

São Paulo, 11 de setembro de 2013 – Uma pesquisa global financiada pela Embarcadero Technologies, fornecedora líder de soluções de software para desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, constatou que mesmo com a percepção da maioria dos desenvolvedores Windows de uma grande demanda por desenvolvimento mobile a criação destas aplicações vem sendo comprometida pelo custo e complexidade do suporte a múltiplas plataformas.

A pesquisa conduzida pela Dimensional Research envolveu 1337 desenvolvedores Windows de todo o mundo, revelando uma lacuna clara entre o crescente interesse em aplicações mobile e a falta de ferramentas disponíveis para efetivamente desenvolvê-las.

“Esta pesquisa global independente, realizada com desenvolvedores de aplicações, confirma os enormes desafios que surgem quando estes profissionais migram suas aplicações desktop para dispositivos móveis conectados”, disse Tony de la Lama, vice-presidente sênior de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Embarcadero Technologies. “Os desenvolvedores têm declarado que precisam suportar as aplicações desktop existentes ao mesmo tempo em que as disponibilizam para dispositivos móveis. O RAD Studio XE5 e seu suporte pleno ao desenvolvimento de aplicações para Android, iOS, Windows e OS X permite que os desenvolvedores construam aplicações de alto desempenho, compiladas nativamente para cada processador, com excelente experiência de usuário para estas plataformas estratégicas”.

Dentre as principais descobertas da pesquisa, destacam-se:

Grande maioria dos desenvolvedores Windows precisa adicionar o desenvolvimento mobile às suas estratégias atuais de desenvolvimento de aplicações:

  • 85% dos entrevistados recebem pedidos de aplicações mobile;
  • 99% declaram precisar manter as aplicações existentes.

Android é a plataforma mais solicitada entre desenvolvedores Windows:

  • 83% dos pedidos de aplicações mobile têm como requisito o suporte a Android.

HTML5 e JavaScript não são as soluções preferidas para o desenvolvimento de aplicações mobile:

  • 85% dos entrevistados consideram as aplicações nativas como a melhor opção para os usuários finais;
  • 74% dos que utilizam HTML5 e JavaScript passaram por problemas.

“Os desenvolvedores Windows veem uma clara necessidade de levar sua relevante experiência no desenvolvimento de aplicações para o mundo mobile”, disse Diane Hagglund, pesquisadora sênior da Dimensional Research. “As opções atuais de desenvolvimento ou limitam o usuário final ou resultam em um desenvolvimento nativo caro e complexo para múltiplas plataformas. Fica claro que os desenvolvedores Windows precisam de melhores opções”.

Para ter acesso ao infográfico e ao relatório completo sobre a pesquisa visite: http://forms.embarcadero.com/13Q3RADSurveyWhitepaper

Metodologia de Pesquisa
Desenvolvedores Windows de todo o mundo foram convidados a participar de uma pesquisa online em múltiplos idiomas. Uma série de perguntas foi apresentada sobre a demanda por aplicações mobile, experiência e desafios da criação de aplicações. Um total de 1337 indivíduos completou a pesquisa. Todos possuiam experiência no desenvolvimento de aplicações para Windows.

Sobre a Dimensional Research
A Dimensional Research fornece pesquisas de marketing práticas para ajudar empresas de tecnologia a tomar decisões comerciais mais embasadas. Nossos pesquisadores são especialistas em tecnologia e compreendem como as organizações de TI funcionam. Nossos serviços de pesquisa qualitativa fornecem uma compreensão clara das dinâmicas entre cliente e mercado. Para saber mais, visite www.dimensionalresearch.com.

Sobre a Embarcadero Technologies
A Embarcadero Technologies, Inc. é líder em fornecimento de ferramentas premiadas para desenvolvedores de aplicações e profissionais de bancos de dados. Suas ferramentas permitem que os sistemas sejam desenhados de modo apropriado, construídos de modo mais ágil e rodados com mais facilidade, independente da plataforma ou da linguagem de programação utilizada. Noventa empr esas Fortune 100 e uma comunidade ativa de mais de três milhões de usuários no mundo inteiro confiam nos produtos da Embarcadero para aumentar a produtividade, reduzir custos, simplificar o gerenciamento de mudanças e questões de compatibilidade e para acelerar a inovação. Fundada em 1993, a Embarcadero tem sua sede em São Francisco, com escritórios espalhados pelo mundo. Visite a Embarcadero através do www.embarcadero.com.

Informações para a imprensa:
Contextualiza Comunicação
Yonara Santana
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telefone: (11) 5643-1392
Celular: (11) 98562-8302